Categories: Blog / Empreendedores
Author: Gádia

Com um sonho e muita determinação, a empreendedora Adriana Araújo saiu há vinte e dois anos de Vitória, no Espírito Santo, Brasil, para construir uma nova vida em Portugal. Longa foi a travessia e a jornada para conquistar o próprio espaço, Beauty Studio, que já funciona há dois anos na Amadora com uma equipa de cinco pessoas.


Adriana relembra sua trajetória com brilho no olhar e a tranquilidade de quem acorda todos os dias com fé na vida e no futuro. Ela, que é mãe da Adriele de 22 anos de idade e da Alicia de 10, é casada com o português Vicente há quinze anos e acredita que veio ao mundo para facilitar a vida das pessoas, ajudá-las a não ter medo de progredir, e mostrar que a realização é possível sim, mesmo com as adversidades.


Foi com essa coragem, herdada do pai Antônio, construtor civil que nunca deixou faltar nada para a família, que Adriana decidiu mudar de país levando na mala muitos projetos e valores importantes que sempre a guiaram diante dos desafios – amor à família, respeito ao próximo e determinação. “Eu sou uma pessoa que não tenho medo da vida, de ouvir não, de arriscar”, revela.


A força para empreender o novo Adriana carrega da mãe Inácia, cabeleireira, teimosa e brava que a ensinou a se defender no mundo de tantas provações. “Ande sempre com a cabeça erguida, nunca desista dos seus sonhos, mas não passe a carruagem na frente dos bois”, aconselha até hoje a mãe à filha.


A paixão e a experiência no setor da beleza começaram cedo, quando aos 12 anos de idade Adriana já trabalhava como manicure e depiladora no salão da tia materna. Foram tempos de aprendizado, observação e descoberta do próprio talento. Quase todas as tias eram da estética e constituíram sua raiz, referência de alegria e amor ao trabalho. As responsabilidades, entretanto, bateram à porta quando Adriana era ainda mais jovem. Aos 10 anos de idade, morando com o pai, já cuidava dos afazeres domésticos e dos irmãos Adiana e Adriano. Rotina que a fez forte e também capturou sua adolescência, mas ao mesmo tempo a fez crescer e a preparou para a vida. “Me sinto hoje uma mulher guerreira”, diz com o coração calmo.


“É raro chorar, mas quando me emociono, aí não me seguro”, admite revelando que guarda muitas emoções dentro de si mesma, diante de uma vida que sempre lhe exigiu luta e maturidade. A mulher de brio forte é chamada carinhosamente pelos amigos de Drica e reconhecida pelos clientes como aquela que está sempre sorrindo, a pessoa de bom coração. Um misto de suavidade e firmeza que operam a seu favor nos negócios e nas parcerias que estabelece.


O começo em Portugal foi marcado por muito trabalho e resiliência para custear o novo caminho. Tão logo se mudou, Adriana já iniciou na restauração, pois era um segmento menos burocrático no tocante a documentos para imigrantes e foi uma forma rápida de ingressar no mercado europeu. Não havia tempo a perder. “Não se pode ser bicho-preguiça, é preciso ter os pés no chão e força de vontade”, explica sobre a sua maneira de assumir as escolhas e fazer acontecer.

Adriana trabalhou treze anos na restauração, mas sem nunca perder de vista o propósito original de empreender na estética. Mesmo quando os outros não acreditaram e diziam que o mundo da sobrancelha era uma ilusão, que não ia dar certo, ela persistiu. Foi desafiador, mas a empreendedora destaca que sempre trabalhou satisfeita, disposta a conquistar o seu lugar nas terras lusitanas. Fez jornada tripla durante cinco anos. Aproveitava o intervalo do expediente no restaurante e saía de porta em porta com uma maleta, onde carregava uma tesoura, um retrós de linha e uma escovinha. “Queria ficar ótima em sobrancelha”, recorda.


Na época, fechou parceria com dois salões para consolidar a experiência e a clientela. Progredia nos atendimentos diários, sem folga, incansável, até que decidiu arriscar. Pediu demissão para trabalhar em definitivo na estética. A partir daí, seu caminho fez uma grande curva.


Nem aspirava montar o próprio negócio quando recebeu a proposta de um investidor, a quem chama de amigo-anjo, que confiou em seu potencial e profissionalismo e resolveu apoiar o seu sonho. Em um par de meses, Adriana escolheu um espaço físico, estruturou o próprio centro de estética, montou a equipa, firmou sociedade com a sobrinha Lilian e inaugurou a Beauty Studio.


Desde então, o salão foi atraindo clientes, estabelecendo a dinâmica de atividades e atualmente oferece diversos serviços como micropigmentação, limpeza de pele, manicure, pedicure, depilação, massagem, corte e tintura de cabelo.


Os projetos continuam. Adriana sonha grande. Planeja um futuro promissor, abrir filiais e expandir a carreira internacional como formadora em micropigmentação, área que mais se identifica e pretende se tornar referência na Europa.


“Deus sabe o que faz, vou na frente e ele atrás”. Com esse lema, ela prossegue em constante perfeiçoamento, inquieta, curiosa, e sempre com a missão de contribuir para levantar a autoestima das pessoas.


A vontade de vencer, ela preserva como seu poder pessoal. Quer construir o seu império, faça chuva ou faça sol. Ri, agradece e confia.


A proteção, ela guarda viva na lembrança as últimas palavras que ouviu do pai antes dele partir – “Deus te abençoe.” Ela acredita, alimenta sua força desta frase derradeira. Por isso, escolheu se posicionar como a Adriana Araújo, para honrar o sobrenome e a memória deste pai que tanto a ensinou.

Destaques para por como frases dela (se tiver alguma foto dela segurando algum instrumento de trabalho, era interessante”:
“Eu sempre digo: não desista dos seus sonhos e objetivos, tenha fé, coragem e respeito.”
“As pessoas dizem que não têm dinheiro, mas se você tiver uma linha e uma escovinha para pentear a sobrancelha, e tiver sucesso, Deus faz o resto. Tem que ter é atitude.”

Gádia Rodrigues

Fundadora o Método Próximo Nível

Paixão está em capacitar outros empreendedores, orientando-os para melhorar as suas visões de negócios.

Gádia Rodrigues

Posts Populares
Cristina Fontenele
Assim como eu, você empreendedor, profissional liberal e também trabalhador por conta de outrem, tem...
Leia mais
Adriana Araújo
“Eu sempre digo: não desista dos seus sonhos e objetivos, tenha fé, coragem e respeito.” “As pessoas...
Leia mais
Comunicação assertiva
Como desenvolver uma comunicação eficiente para ter resultados exponenciais?
Ideal seria se tudo o que disséssemos fosse compreendido por quem recebe nossa mensagem. Entretanto,...
Leia mais